Quais são os males do tabagismo para sua saúde bucal?

Quem é fumante ou convive com pessoas que fumam já ouviu falar sobre os males do tabagismo e como ele é prejudicial ao organismo. Composto por mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o cigarro pode acarretar diversas doenças, inclusive algumas relacionadas à saúde bucal.

Entretanto, muitas pessoas desconhecem as consequências que o hábito de fumar traz e não tomam os cuidados necessários para evitar problemas ou garantir o acesso aos tratamentos em caso de doença.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar os principais problemas que o tabagismo traz para a sua saúde bucal. Confira!

Mau hálito

Os odores do cigarro são bem característicos e também afetam o hálito, principalmente porque a fumaça resseca a boca, inibe a produção de saliva e pode alterar as papilas gustativas.

Além disso, o cheiro da fumaça fica impregnado e torna-se evidente durante a fala ou respiração, sendo inevitável que as pessoas mais próximas sintam os odores característicos. Infelizmente, mesmo com uma higiene bucal impecável, o mau hálito pode se manter presente.

Gengivas e dentes escuros

Entre os males do tabagismo, podemos citar o escurecimento da gengiva e dos dentes, prejudicando o sorriso. As substâncias do cigarro, entre elas a nicotina e o alcatrão, podem causar manchas nos dentes. Elas se acumulam na superfície e aderem ao esmalte, fazendo com que ele fique mais escuro.

A nicotina também afeta a gengiva e as bochechas, pois ela aumenta a produção de melanina pelo corpo e causa a chamada “melanose de fumante”, que é o aparecimento de manchas escuras nos tecidos da boca.

Problemas periodontais

Os problemas periodontais — infecções que afetam a estrutura e o suporte dos dentes — também são agravados pelo cigarro. Apesar de serem comuns em qualquer pessoa que não siga todos os cuidados com sua higiene bucal, o acúmulo de placa bacteriana é maior nos fumantes, aumentando a incidência dessas doenças.

O maior problema é que a falta de tratamento costuma acarretar a perda dental. Tendo em vista que o sistema imunológico também é afetado pelo cigarro, a cicatrização é prejudicada e a intervenção do dentista pode não ter os resultados esperados.

Câncer bucal

O câncer é um dos problemas mais citados quando se fala sobre os males do tabagismo, porém, normalmente, as pessoas costumam lembrar apenas do câncer no pulmão. Entretanto, o hábito também está associado aos cânceres no lábio, na faringe, na laringe, no esôfago e na boca. Por isso, os fumantes devem redobrar a atenção e ficar de olho em sintomas, como:

• lesões, inchaços ou caroços na boca;
  • ínguas no pescoço;
  • mudanças na cor da mucosa bucal;
  • aparecimento de manchas que não desaparecem;
  • feridas que não cicatrizam.

O dentista pode avaliar os sintomas e, se necessário, fazer o encaminhamento médico do paciente. Nesses casos, o tratamento precoce é fundamental para aumentar as chances de recuperação e, também, evitar sequelas pós-tratamento.

Como vimos, os males do tabagismo para a saúde bucal afetam a qualidade de vida e podem resultar em doenças graves. Por isso, é tão importante parar de fumar e buscar hábitos mais saudáveis para o seu dia a dia. Além disso, para reduzir os males do cigarro na saúde bucal e identificar problemas com máxima antecedência, visite o seu dentista regularmente.

Gostou deste post? Se você quer acompanhar outros conteúdos como este, não se esqueça de assinar a nossa newsletter e receba as nossas novidades por e-mail!