Entenda o que é bruxismo e quais os principais sintomas

Você sabe o que é bruxismo? Esse é um problema odontológico recorrente que pode causar sintomas bastante incômodos para a pessoa, como dores e desconforto, além de ser prejudicial aos dentes.

Como esse é um hábito involuntário, que pode afetar pacientes de todas as idades, é importante conhecer as causas e os sintomas para procurar o tratamento adequado.

Neste post, esclarecemos as principais dúvidas sobre o bruxismo e o que fazer para tratar o problema. Confira!

O que é bruxismo?

O bruxismo é o ato de ranger ou de apertar os dentes de forma involuntária. Geralmente, isso acontece durante o sono, mas também pode ocorrer enquanto o paciente está acordado.

Por causa disso, muitas pessoas passam por esse problema e não sabem, descobrindo apenas quando já estão com sintomas mais avançados, como dores e desconfortos constantes.

Quais são as principais causas do problema?

O bruxismo pode ter diferentes causas, que envolvem aspectos físicos e psicológicos do paciente. Veja alguns exemplos:

• má oclusão dentária (dentes desalinhados);
  • estresse ou ansiedade;
  • doenças do sistema nervoso;
  • problemas do sono (apneia ou insônia);
  • efeitos colaterais de determinados medicamentos.

Quais são os sintomas do bruxismo?

O bruxismo tem diversos sintomas, que variam de acordo com o paciente. Os mais comuns são:

• dor ao abrir a boca ou mastigar;
  • dor de cabeça, no ouvido, nas têmporas ou no maxilar;
  • desgaste dos dentes;
  • retração gengival;
  • zumbido no ouvido;
  • dificuldade para abrir totalmente a boca:
  • dentes sensíveis;
  • estalos ao movimentar a articulação temporomandibular;
  • dor ou fratura nos dentes, sem que tenha outra explicação aparente.

Como é o tratamento do problema?

Ao identificar os sintomas, você deve procurar um dentista de confiança para que ele avalie o caso e identifique o tratamento mais adequado. Um dos mais comuns é o uso de placas nos dentes , que ajudam a relaxar a musculatura e evitam danos nos dentes ao ranger ou apertá-los.

Uma opção mais recente, mas que tem se mostrado efetiva em alguns casos de bruxismo, é a aplicação de toxina botulínica (Botox) nos músculos da mandíbula, porém só deve ser feito se muito bem indicado.

Como o bruxismo costuma estar relacionado a problemas psicológicos, como estresse e outras alterações emocionais, o paciente deve investir em atividades de relaxamento e, se for o caso, em terapia.

Desse modo, para auxiliar, o dentista poderá indicar que você procure apoio de outros profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos ou médicos, para fazer um tratamento multidisciplinar.

Além disso, se o bruxismo foi causado ou agravou o desalinhamento dentário, também é necessário fazer o tratamento ortodôntico adequado para resolver esse problema.

Qual a importância de fazer o tratamento?

A falta de tratamento agrava os problemas relacionados ao desgaste dental ou à retração gengival, o que pode resultar na perda dentária. Outro ponto importante é que a articulação temporomandibular sofre danos com o bruxismo e, em longo prazo, pode ter desgastes acelerados ou problemas irreversíveis.

Portanto, agora que você já sabe o que é bruxismo, caso identifique qualquer sintoma, procure um profissional especializado para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Gostou do conteúdo? Se você quer mais dicas de saúde bucal, aproveite para descobrir 5 motivos para tratar a gengivite o mais rápido possível!