Você sabe o que é bruxismo? Esse é um problema odontológico recorrente que pode causar sintomas bastante incômodos para a pessoa, como dores e desconforto, além de ser prejudicial aos dentes.
Como esse é um hábito involuntário, que pode afetar pacientes de todas as idades, é importante conhecer as causas e os sintomas para procurar o tratamento adequado.
Neste post, esclarecemos as principais dúvidas sobre o bruxismo e o que fazer para tratar o problema. Confira!
O que é bruxismo?
O bruxismo é o ato de ranger ou de apertar os dentes de forma involuntária. Geralmente, isso acontece durante o sono, mas também pode ocorrer enquanto o paciente está acordado.
Por causa disso, muitas pessoas passam por esse problema e não sabem, descobrindo apenas quando já estão com sintomas mais avançados, como dores e desconfortos constantes.
Quais são as principais causas do problema?
O bruxismo pode ter diferentes causas, que envolvem aspectos físicos e psicológicos do paciente. Veja alguns exemplos:
- má oclusão dentária (dentes desalinhados);
- estresse ou ansiedade;
- doenças do sistema nervoso;
- problemas do sono (apneia ou insônia);
- efeitos colaterais de determinados medicamentos.
Quais são os sintomas do bruxismo?
O bruxismo tem diversos sintomas, que variam de acordo com o paciente. Os mais comuns são:
- dor ao abrir a boca ou mastigar;
- dor de cabeça, no ouvido, nas têmporas ou no maxilar;
- desgaste dos dentes;
- retração gengival;
- zumbido no ouvido;
- dificuldade para abrir totalmente a boca:
- dentes sensíveis;
- estalos ao movimentar a articulação temporomandibular;
- dor ou fratura nos dentes, sem que tenha outra explicação aparente.
Como é o tratamento do problema?
Ao identificar os sintomas, você deve procurar um dentista de confiança para que ele avalie o caso e identifique o tratamento mais adequado. Um dos mais comuns é o uso de placas nos dentes , que ajudam a relaxar a musculatura e evitam danos nos dentes ao ranger ou apertá-los.
Uma opção mais recente, mas que tem se mostrado efetiva em alguns casos de bruxismo, é a aplicação de toxina botulínica (Botox) nos músculos da mandíbula, porém só deve ser feito se muito bem indicado.
Como o bruxismo costuma estar relacionado a problemas psicológicos, como estresse e outras alterações emocionais, o paciente deve investir em atividades de relaxamento e, se for o caso, em terapia.
Desse modo, para auxiliar, o dentista poderá indicar que você procure apoio de outros profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos ou médicos, para fazer um tratamento multidisciplinar.
Além disso, se o bruxismo foi causado ou agravou o desalinhamento dentário, também é necessário fazer o tratamento ortodôntico adequado para resolver esse problema.
Qual a importância de fazer o tratamento?
A falta de tratamento agrava os problemas relacionados ao desgaste dental ou à retração gengival, o que pode resultar na perda dentária. Outro ponto importante é que a articulação temporomandibular sofre danos com o bruxismo e, em longo prazo, pode ter desgastes acelerados ou problemas irreversíveis.
Portanto, agora que você já sabe o que é bruxismo, caso identifique qualquer sintoma, procure um profissional especializado para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
Gostou do conteúdo? Se você quer mais dicas de saúde bucal, aproveite para descobrir 5 motivos para tratar a gengivite o mais rápido possível!