Descubra as principais doenças que causam perda de dentes

Para a maior parte das pessoas, cuidar da saúde bucal exige apenas alguns cuidados básicos de prevenção. A escovação diária, o uso do fio dental e consultas periódicas ao dentista ajudam a manter os dentes saudáveis e bonitos por toda a vida.

Existem também, alguns problemas que podem ameaçar o seu sorriso, mesmo quando a higiene é feita corretamente. Algumas doenças que causam perda de dentes, por exemplo, acometem pessoas de todas as idades e podem ter consequências graves para a saúde.

Quer descobrir quais são as principais doenças que causam perda de dentes e aprender a preveni-las? Acompanhe.

Quais são os sinais de alerta da perda de dentes?

Após a troca de dentição que acontece na infância, nascem os dentes permanentes, que, em condições normais, acompanham-nos por toda a vida. Por isso, é importante reforçar que não é normal perder dentes na idade adulta ou na terceira idade.

A queda de um dente não acontece repentinamente, exceto em caso de acidente ou trauma local. Na maior parte dos casos, existem sinais de alerta que indicam que alguma coisa não está bem. Alguns deles são:

• sensibilidade excessiva;
  • sangramentos na gengiva;
  • mau hálito recorrente;
  • retração das gengivas;
  • mobilidade do dente;
  • dor durante a escovação.

Ao identificar algum desses sintomas, procure um profissional de confiança para avaliar o problema e indicar o tratamento adequado.

Quais doenças podem causar queda de dentes?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cárie não é a maior responsável pela perda de dentes na idade adulta, mas também pode estar relacionada ao problema, e está associada à má higienização e consumo de açúcar em excesso.

Entre as doenças que causam perda de dentes, estão as listadas abaixo.

Periodontite

A periodontite é a inflamação das estruturas que seguram os dentes, o periodonto. O periodonto é formado pela gengiva e pelo tecido ósseo. Esta inflamação é causada por bactérias que se alimentam de carboidratos como açucares.

Enquanto a inflamação está presente somente na gengiva ela é chamada de gengivite, após a infecção afetar o tecido ósseo, é chamada de periodontite. As bactérias presentes podem entrar no organismo e causar alterações sistêmicas.

Cárie

A cárie é causado por bactérias que desmineralizam os dentes. Uma dieta rica em carboidratos e bebidas açucaradas e a má higienização dos dentes aumentam muito as chances de cárie, pois as bactérias se alimentam destes resíduos, se proliferam e liberam substâncias que corroem o esmalte e a dentina dos dentes. Se o processo não for interrompido, pode levar à perda dos dentes.

Bruxismo

O hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono ou durante o dia, conhecido como bruxismo, acomete crianças e adultos e pode causar desgaste das estruturas dentárias além de fadiga muscular e articular. Se não tratado a tempo este apertamento pode contribuir muito para uma perda dentária.

Como prevenir doenças que causam perda de dentes?

Em se tratando de saúde bucal, a prevenção é sempre o melhor remédio. Uma boa higiene inclui escovação após as principais refeições e uso do fio dental diariamente. Evitar alimentos ricos em amido e açúcar também contribui para a saúde da boca e dos dentes, evitando cáries e doenças que causam perda de dentes.

É importante buscar auxílio especializado ao notar sinais de alerta, como sangramentos, dores e inchaço nas gengivas, para que o tratamento seja iniciado rapidamente e o problema não evolua para a perda de dentes.

Porém, o cuidado fundamental para manter uma dentição saudável por toda a vida é o acompanhamento periódico com um profissional de confiança. Visitas regulares ao dentista são essenciais para diagnosticar problemas e manter o sorriso bonito.

As doenças que causam perda de dentes podem ter um impacto na saúde de forma geral. Afinal, a ausência de dentes prejudica a mastigação, provoca irregularidades na mordida e influencia a estética facial. Por isso, para prevenir as consequências da ausência de dentes e cuidar bem do seu sorriso, não deixe de consultar seu dentista regularmente.