Dentista em Santo Amaro: como escolher o ideal?

Se você é fumante e procura por um dentista em Santo Amaro para cuidar de seu sorriso, precisa escolher um profissional capacitado. Isso porque doenças como mau hálito, gengivite, periodontite, cáries, xerostomia — boca seca — e até mesmo o câncer bucal são mais recorrentes em pessoas que fumam e o dentista que cuidará de sua saúde bucal precisa estar preparado para lidar com esses problemas.

Além disso, é comum que fumantes sintam alterações no paladar e tenham um sorriso amarelado, pois a nicotina e o alcatrão, presentes no cigarro, contribuem bastante para esses problemas

Então, os fumantes que desejam conservar seus dentes a vida toda precisam manter uma boa higiene bucal e consultar o dentista periodicamente. Se você mora em Santo Amaro e está procurando por um dentista competente, vamos dar algumas dicas para você neste post. Confira!

Como escolher um bom dentista em Santo Amaro?

Encontrar um bom dentista em Santo Amaro pode não ser uma das tarefas mais difíceis, mas também não é das mais fáceis, pois você precisa analisar diversos critérios para fazer a escolha certa. A seguir, vamos citar alguns pontos que devem ser observados antes de contratar um profissional. Acompanhe!

Informe-se sobre os tratamentos oferecidos pelo profissional

Antes de escolher o dentista para cuidar de seu sorriso é importante verificar quais tratamentos são oferecidos na clínica. Como fumantes são mais propensos a desenvolver certas doenças, você precisa observar se aquele profissional está apto a realizar os tratamentos necessários para manter sua saúde bucal em dia.

Verifique o nível de qualificação do profissional

Para escolher um bom dentista em Santo Amaro é importante ficar atento ao nível de especialização do profissional. Por exemplo: se você tem problemas nas gengivas, precisa procurar um periodontista, pois ele é habilitado para cuidar desse tipo de doença bucal. Para exercer essa especialidade, o dentista precisa ter um curso específico.

Para ter certeza se o profissional é mesmo habilitado para prestar esse atendimento, basta entrar em contato com o Conselho Regional de Odontologia (CRO) de seu estado e informar o nome e número de CRO do dentista. Caso ele seja especializado, essa informação vai constar no registro do Conselho.

Procure referências sobre o dentista escolhido

Com a internet e as redes sociais ficou bem mais fácil conseguir referências sobre qualquer tipo de profissional. É possível conseguir boas informações observando as avaliações de pacientes sobre a empresa. Pedir referências para amigos e conhecidos também é uma boa forma de saber se um dentista é confiável e competente para realizar seu trabalho.

Observe o atendimento prestado pelo profissional

O atendimento é um dos pontos mais importantes a serem observados na hora de escolher um dentista. É a forma de o profissional atender você que mostra se ele está mesmo preocupado em resolver seus problemas. Por isso, quando marcar uma consulta, faça perguntas ao dentista e veja se ele tem paciência de explicar quais procedimentos são melhores para seu caso; observe se o tempo dado a você é o suficiente para tirar suas dúvidas.

Durante a consulta, veja também se ele conversa com você com calma ou se fala as coisas rapidamente para atender logo a outro paciente. A qualidade no atendimento diz muito a respeito da competência e seriedade do profissional.

Quais são os principais benefícios do acompanhamento odontológico para fumantes?

Os riscos de o paciente ter uma doença grave, como periodontite ou câncer bucal, serão menores com as consultas periódicas ao dentista. Isso porque, ao menor sinal de alterações na boca, ele pedirá os exames necessários para verificar se tem algo errado.

No mais, infecções na boca levam a outras complicações, como a endocardite bacteriana, que é uma doença grave. Com o acompanhamento odontológico, esse risco diminui e você mantém a integridade de seu organismo, além de sua saúde bucal.

Para manter seu sorriso bonito e saudável é preciso contar com um profissional experiente e competente e, seguindo nossas dicas, você consegue escolher um bom dentista em nossa região

Este artigo foi o suficiente para você saber como escolher um bom dentista? Responda deixando seu comentário aqui no post!