Os tipos de implantes dentários atendem necessidades variadas dos pacientes. Apesar das suas diferenças, o intuito de todos é substituir um ou mais dentes faltosos.
O tratamento com implantes dentários tem se tornado cada vez mais popular por causa da praticidade e conforto proporcionados. Diferentemente de próteses convencionais, esses dentes artificiais permanecem fixos na boca e a pessoa até se esquece de que estão ali.
Se existem diferentes tipos de implante, em quais casos cada um deles é indicado? Vamos responder essa pergunta neste artigo, abordando as principias soluções disponíveis hoje em dia. Acompanhe!
Implante unitário simples
O implante unitário simples faz a substituição de apenas um dente faltoso (ou mais de um, em áreas diferentes da boca). Ele é indicado para quem perdeu somente um dente ou poucos, mas distantes uns dos outros.
O procedimento consiste na instalação de um pino de titânio (o implante) diretamente no osso que sustenta os dentes (alveolar). Ali, ele é envolvido pelo tecido periodontal e permanece fixo, servindo de raiz para a prótese que será instalada após essa osseointegração.
Implante com carga imediata
Semelhante à técnica anterior, esse implante também é indicado para substituir um ou poucos dentes perdidos. O procedimento é o mesmo, com a diferença de que o paciente já sai do consultório com a prótese instalada na primeira consulta. Geralmente ainda provisóriamente.
Esse é um dos tipos de implantes dentários não indicados a todos os pacientes. Isso porque é preciso que ele tenha boa qualidade óssea e que tudo esteja favorável para adotar a técnica. O implante não pode se mexer na cavidade do osso para se fixar. Logo, se houver algum risco de complicação na osseointegração, a carga imediata não pode ser feita.
Implante com prótese overdenture
O implante overdenture é indicado para pacientes que perderam todos os dentes da arcada superior ou inferior. O seu formato é semelhante à prótese móvel (dentadura), mas a sua fixação acontece de outra maneira.
Nesse caso, são instalados implantes, cerca de dois ou três, que servirão de suporte para o encaixe da prótese. O paciente conta com maior estabilidade no dia a dia, maior eficiência mastigatória e a vantagem de retirar o dispositivo para fazer a higiene bucal e depois encaixá-lo sem complicações.
Implante 2×3
Há casos em que o paciente perde três dentes consecutivos e, consequentemente, sua arcada fica seccionada. Para substituí-los e promover a reabilitação oral, é indicado o implante 2×3, composto por 2 implantes que recebem 3 coroas (próteses ou dente artificial).
A sua estrutura é organizada com um implante em cada extremidade, mas o dente do meio se constitui apenas da coroa, como se fosse uma ponte. As vantagens desse tipo de tratamento é a menor intervenção, redução de custo e duração do tratamento, além dos resultados estéticos e funcionais satisfatórios.
Implante com prótese protocolo
Essa é mais uma opção entre os tipos de implantes dentários para fazer a substituição de todos os dentes do paciente. Ele é recomendado quando a pessoa tem boa qualidade óssea, mas nenhum ou poucos dentes, que podem ser extraídos para o implante da prótese protocolo.
A técnica consiste na instalação de 4 a 8 implantes, dependendo da arcada dentária tratada e da necessidade do paciente. Eles servem de base para a prótese, constituída de todos os dentes. A prótese é fixada nesse suporte e não pode ser retirada da boca, senão pelo dentista. Tembém popularmente chamada de dentadura fixa.
Lembre-se de que é preciso fazer uma avaliação com um implantodontista para definir o tratamento ideal. Se está em dúvida sobre qual dos tipos de implantes dentários é melhor para seu caso, agende uma avaliação com um especialista. Assim, você contará com análise e indicação profissional sobre a solução que lhe trará estética, funcionalidade e saúde bucal.
Precisa da ajuda de um especialista para saber mais sobre implantes dentários? Entre em contato conosco e conserve com nossa equipe de profissionais!