Dentista Santo Amaro

Blog Dental Company

Cárie em criança: como esse problema surge e por que merece atenção?

Cárie em criança: como esse problema surge e por que merece atenção?

Alguns adultos acreditam que dentes de leite não são afetados por problemas que dão nos permanentes, mas isso não é verdade. É muito comum o desenvolvimento de cárie em crianças e outras complicações bucais decorrentes da falta de cuidados.

Como essa lesão é recorrente na infância, preparamos este artigo explicando exatamente o que é a cárie, quais são as suas causas e consequências, como é feito o tratamento, entre outras informações importantes. Continue lendo!

O que é a cárie?

Independentemente se estamos falando da cárie em crianças ou em adultos, ela é uma lesão que afeta o esmalte dentário e pode provocar a perda da sua estrutura.

Os cuidados e prevenções contra doenças bucais devem acontecer em todas as fases da vida. Afinal, não são apenas os dentes permanentes que podem ser afetados por certas condições, já que os de leite (decíduos) também estão suscetíveis a problemas como a cárie.

Quais são as causas da cárie?

A grande maioria dos problemas bucais acontece por causa da higienização inadequada. Resíduos de alimentos estimulam a proliferação de bactérias, que provocam lesões, inflamações e infecções nos tecidos bucais.

No caso da cárie em crianças ou adultos, ela é desencadeada pelos ácidos que as bactérias liberam na boca quando se alimentam de resíduos. Essas substâncias são agressivas e causam a deterioração do esmalte.

A cárie na infância é um problema comum porque as crianças têm preferência por alimentos doces. Os resíduos de açúcar, além de formarem a placa bacteriana, também desequilibram o pH da boca, favorecendo ainda mais o surgimento dessa lesão.

Além disso, as crianças precisam da orientação de adultos para procederem com a higiene bucal corretamente. Se isso não acontece, elas não sabem como cuidar dos seus dentes sozinhas e acabam desenvolvendo a cárie e outros problemas bucais.

Quais as consequências desse problema?

A cárie se inicia discreta, mas, com o tempo, tende a aumentar e atingir áreas maiores. Quando afeta as partes nervosas do dente, ela provoca dor e sensibilidade. Se houver a contaminação da polpa dentária, essa condição leva à necrose do tecido e à perda do dente.

Quando se manifesta no dente de leite, se ela não for tratada, afeta o dente permanente que está em formação. Ele pode nascer doente, manchado, escurecido ou ter problemas em seu nascimento, vindo ao crescimento parcial ou em posições e locais irregulares.

Por isso, quando surge a cárie em crianças, é fundamental buscar o tratamento com um odontopediatra. Afinal, as consequências desse problema são severas, como acontece para os adultos, e prejudicam a saúde bucal dos pequenos no futuro.

Como é feito o tratamento da cárie em crianças?

O tratamento da cárie em crianças acontece da mesma forma do que para os adultos. É necessário remover os tecidos afetados, fazer a limpeza do local e restaurar o esmalte dentário.

O que pode acontecer é a adoção de técnicas mais confortáveis para a criança e que viabilizem o trabalho do dentista, como a sedação, o uso de equipamentos silenciosos e produtos que removam a cárie sem usar brocas.

Quando a lesão atinge a polpa dentária, pode ser necessário o tratamento de canal, como é feito em dentes permanentes. Mas, se a lesão for extensa demais e tiver comprometido todo o dente, então é necessário extrai-lo.

Pode não parecer um grande problema essa última medida, já que o dente de leite será substituído. No entanto, sua retirada precoce afeta a formação do permanente, seu crescimento e causa desalinhamento da arcada dentária. Além disso, interfere na mastigação e na articulação da fala.

Por isso, o correto é adotar medidas preventivas instruindo a criança sobre como escovar os dentes. Ela também precisa passar por consultas regulares com o dentista para fazer a limpeza de consultório e aplicação de flúor.

A cárie em crianças não é um problema que pode ser ignorado. Na verdade, é uma condição séria que exige atenção e tratamento para evitar grandes prejuízos para a saúde bucal do pequeno e garantir que os dentes permanentes cresceram saudáveis.

Todos os adultos responsáveis por crianças precisam conhecer essas informações. Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que eles saibam como cuidar da saúde bucal dos pequenos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Categorias

Agende sua Consulta

O mais moderno tratamento odontológico de Santo Amaro

Siga-nos

Publicações Relacionadas

Estética Dental

Lentes de Contato Dental

Lentes de Contato Dental Quais são os benefícios das lentes de contato dental na Dental Company Brasil? Lentes de contato dental e seus benefícios são

Leia Mais >>