Dentista Santo Amaro

Blog Dental Company

4 sinais que indicam a necessidade do tratamento de canal de um dente!

Você sabe quais são os sintomas que indicam a necessidade de um tratamento de canal de dente? Alta sensibilidade ou dores podem ser causadas por diversos motivos. Porém, quando essa sensação persiste por muito tempo e começa a prejudicar sua qualidade de vida, é necessário visitar uma clínica odontológica.

A cárie destrói progressivamente as camadas externas do dente (esmalte e dentina), abrindo lacunas para que bactérias penetrem na polpa dentária — área coberta de terminações nervosas e vasos sanguíneos.

Essa condição causa um processo inflamatório, afetando a polpa do dente — eis o surgimento da dor. Se nada é feito, a infecção gradual pode levar à morte da polpa, além de os micro-organismos chegarem à corrente sanguínea. Com o tratamento de canal, também chamado tratamento endodôntico, o dentista recupera a saúde do dente e evita que ele seja extraído.

Continue lendo este conteúdo para conhecer os sintomas que podem indicar a necessidade de um tratamento de canal de dente.

1. Dor persistente

Com o avanço da doença a dor pode persistir após beber ou comer alimentos frios e/ou quentes, indicando a necessidade de tratamento de canal. No primeiro sinal de dor, procure seu dentista para uma avaliação.

2. Dificuldades para mastigar

Se um dente está sensível a qualquer toque ou mordidas, fique atento. Nesses casos, inchaço também pode ocorrer. Outro indicador é a necessidade de ter que tomar remédios para amenizar o incômodo.

Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso. Uma radiografia da área afetada pode determinar se esse é o caso.

3. Dor irradiante

Se a dor espalhar para outras áreas da face, pode indicar a necessidade de um tratamento de canal do dente. Um exemplo é se o incômodo se estende para a cabeça ou maxilar. Por vezes, um molar comprometido pode causar dores de ouvido.

Verifique se há mau hálito e presença de bolhas sobre a gengiva semelhantes a espinhas. Se sair pus ou sangue ao pressioná-las, o tratamento de canal será exigido. Nesse caso, não deixe de procurar ajuda, pois esse tipo de infecção pode entrar na corrente sanguínea e provocar diversas complicações no organismo.

4. Trauma

Alguns traumas na região bucal — causadas por acidentes ou impactos severos —, podem enegrecer os dentes, removendo sua coloração natural. Isso gera uma necrose, proveniente da ruptura nervosa da polpa. O mesmo acontece quando há uma quebra no dente, deixando o nervo exposto a infecções bacterianas.

Quem passa pelo tratamento de canal de dente deve tomar alguns cuidados. A boa higiene bucal é indispensável. Portanto, escove os dentes logo após as refeições e use sempre o fio dental. Também é necessário visitar uma clínica odontológica periodicamente. Essas mesmas recomendações também são úteis para quem deseja passar longe do procedimento. Afinal, a prevenção é o melhor caminho para ter uma boca saudável.

E então, o que achou deste conteúdo? Aproveite essa oportunidade e siga a gente no Facebook para ficar por dentro das novidades!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Categorias

Agende sua Consulta

O mais moderno tratamento odontológico de Santo Amaro

Siga-nos

Publicações Relacionadas

Estética Dental

Lentes de Contato Dental

Lentes de Contato Dental Quais são os benefícios das lentes de contato dental na Dental Company Brasil? Lentes de contato dental e seus benefícios são

Leia Mais >>