Existem muitas razões pelas quais as pessoas optam pelo implante dentário e há muito o que ser levado em consideração pelo profissional na hora de definir a duração desse procedimento.
Por se tratar de um processo que é realizado em várias etapas, ainda que o passo a passo seja similar na maioria das vezes, o tempo é relativo e varia de pessoa para pessoa.
Os principais aspectos a serem levados em consideração na hora de mensurar são: o número de implantes colocados, sua localização na boca e se o enxerto ósseo é necessário.
Mas quanto tempo é demandado para a realização de um implante dentário em todas as suas etapas? Vamos dividi-lo passo a passo.
Etapas de procedimento de implante dentário:
-
ESTÁGIO UM
Colocar um único implante dentário pode levar cerca de uma hora, enquanto vários naturalmente exigirá mais tempo.
A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar um especialista para uma consulta inicial.
É por meio de uma avaliação e raios-X que será determinado se você pode substituir imediatamente a raiz ausente da perda do dente anterior ou não.
Em alguns casos, o enxerto ósseo pode ser necessário para restaurar a perda óssea. Quando sua mandíbula requer enxerto ósseo, pode levar entre 4 e 12 meses para que o osso se cure adequadamente e esteja pronto para o implante.
Durante essa consulta, você agendará os próximos estágios do procedimento.
-
ESTÁGIO DOIS
Se o enxerto ósseo for necessário, esse será o momento de realizá-lo. Após a recuperação, dá-se início ao implante dentário, onde é colocado uma raiz artificial, geralmente de titânio, que age como uma âncora na prótese.
Esse processo dura em média 1 hora. Depois de colocar o implante no maxilar, o período de cicatrização pode chegar até cinco meses para o maxilar inferior e até sete meses para o maxilar superior. Mais uma vez, varia de pessoa para pessoa.
Durante esse tempo, o maxilar se formará ao redor do implante, aumentando a robustez dos implantes. Quando a recuperação estiver completa, começa a próxima fase.
-
ESTÁGIO TRÊS
Depois que os implantes se osteointegram ao osso, você estará pronto para receber a coroa temporária enquanto seus tecidos continuam a se curar e se formar ao redor do dente artificial, assim como seus dentes naturais.
O tempo médio de permanência é de quatro a seis semanas. Durante este período, sua coroa permanente será feita.
-
ESTÁGIO QUATRO
O último estágio do procedimento é um dos mais rápidos. Nossos especialistas cimentam a coroa definitiva no implante dentário.
Quando tudo segue dentro dos conformes, o processo dura em torno de 8 meses, exceto quando se vê necessário o enxerto ósseo – podendo até dobrar essa estimativa.
Outro fator determinante é a saúde do paciente e sua capacidade de recuperação que pode acelerar ou retardar o processo.
Seja como for, esse tempo é necessário para que o implante se adapte perfeitamente aos seus dentes naturais e proporcione a você todos os benefícios de um implante dentário.
Se você está preocupado e desejar tirar dúvidas através da avaliação real do seu caso, Entre em contato conosco, em Santo Amaro podemos te ajudar