O que é mais intenso do que uma bebida gelada em um dia quente de verão? Quase tudo, se você tem sensibilidade nos dentes.
Essa sensibilidade dentária também afeta a escovação e até na hora do indispensável café do dia, uma realidade que hoje afeta aproximadamente 57% da população adulta.
A boa notícia? Há uma série de tratamentos disponíveis para esse problema. Como a maioria das coisas, a melhor forma de tratamento ainda é a prevenção.
Para ajudar você a evitar problemas de sensibilidade, compilamos uma lista de algumas das principais causas e suas soluções associada.
#1: Escovação muito agressiva
Embora seja importante garantir uma boa higiene bucal, às vezes, a sensibilidade nos dentes pode ser causada pela forte escovação ou do uso de uma escova com cerdas duras. Com o tempo o esmalte pode ficar desgastado, expondo os nervos nos dentes e resultando em sensibilidade. Opte por uma escova com cerdas mais macias e tenha cuidado ao escovar. O dente é limpo com técnica, não força.
#2: Consumo de alimentos muito ácidos
Alimentos e bebidas altamente ácidos causam sensibilidade dentária ao atacar e corroer o esmalte dos dentes. Isto irá expor os caminhos para os nervos, criando uma grande quantidade de dor e desconforto. Embora a saliva tenha uma maneira de lidar com o ácido desses alimentos, é aconselhável evitá-los sempre que possível.
#3: Placa em excesso
O propósito do uso do fio dental e da escovação é remover a placa que se forma depois de comer. Um acúmulo excessivo de placa pode causar desgaste do esmalte dentário e deixar seus dentes mais sensíveis à medida que perdem essa proteção. Além da prática diária de higiene, visite seu dentista para limpezas a cada seis meses – ou mais frequentemente, se necessário.
#4: Tratamentos dentários
Alguns tratamentos podem irritar o tecido pulpar dos dentes – embora apenas temporariamente. Após o procedimento, seu dentista irá aconselhá-lo a evitar determinados alimentos e bebidas durante um período. Se necessário, tente medicação leve para a dor.
#5: Dente rachado
Quando um dente está lascado ou fraturado, os nervos podem ficar expostos e causar dor que vai além da sensibilidade dentária. Seu dentista precisará avaliar e decidir o curso correto do tratamento que varia de grau. Atletas costumam sofrer maiores riscos de trauma oral, especialmente aqueles em esportes de alto contato.
Se você é um atleta, deve considerar os benefícios de um protetor bucal para ajudar a prevenir qualquer tipo de trauma oral ao competir.
Preocupado com a sensibilidade dentária?
Se você está incomodado com a sensibilidade, somente uma visita ao consultório pode determinar a causa mais provável e a melhor solução para sua situação específica. Não tente diagnosticar o problema sozinho, pois ele pode ser sinal de algo mais sério.