Muita gente tem dúvidas sobre quando ir ao dentista: a cada seis meses ou uma vez ao ano? Algumas pessoas, infelizmente, acabam se lembrando do profissional somente quando a dor de dente aparece.
No entanto, saiba que realizar o check-up odontológico deve fazer parte dos cuidados preventivos de saúde bucal, assim como escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir.
Quer entender com qual frequência você deve ir ao dentista, o que é feito nessas consultas de rotina e por que a prevenção é tão importante? Então, acompanhe nosso post!
Quando ir ao dentista?
Não há uma regra que sirva para todos os pacientes, mas, no geral, a recomendação é passar pelas consultas a cada seis meses. Para pacientes que fumam ou que apresentam doença periodontal crônica ou dentes sensíveis, por exemplo, o ideal é que esse intervalo seja menor, de 4 meses.
O mesmo ocorre com pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos ou que colocaram implantes dentários, que precisam fazer o acompanhamento com mais frequência. Crianças com risco elevado de cáries devem visitar o odontopediatra a cada 4 meses.
O que é feito nas consultas de rotina?
Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista e acabam deixando as consultas preventivas de lado. Porém, saiba que a visita é rápida, e os procedimentos, bem tranquilos. O objetivo é avaliar as condições gerais da saúde bucal.
Com o uso de um pequeno espelho, o dentista avalia cada dente e as mucosas bucais, como gengivas, língua e bochechas. Assim, verifica se há lesões, inflamações ou qualquer outro problema.
Se for preciso, ele ainda realiza a radiografia para identificar uma cárie escondida, como a que aparece entre os dentes.
No check-up odontológico, você ainda vai realizar alguns procedimentos, como:
- profilaxia — é uma limpeza mais detalhada, em que o dentista utiliza bicarbonato de sódio para remover a sujeira que adere ao dente. O sorriso fica mais limpo e bonito, e os dentes, mais polidos;
- aplicação de flúor — para prevenir a cárie, é feita também a aplicação de flúor, geralmente com uma moldeira de silicone, que vai deixar os dentes mais fortes.
Em pacientes que apresentam tártaro, situação em que a placa bacteriana fica mais endurecida e aderida aos dentes, o profissional aproveita a consulta para realizar a raspagem, deixando seu sorriso mais saudável e livre do mau hálito.
Além disso, na visita regular ao dentista, você recebe orientações de como cuidar da saúde bucal, ou seja, de como fazer a escovação da maneira correta.
Por que é importante fazer a prevenção?
É necessário colocar as consultas regulares ao dentista na agenda de saúde de toda a família. Dessa forma, você garante um sorriso saudável e longe de doenças. Em caso de qualquer problema, como o acompanhamento é regular, certamente, não haverá grandes avanços. Assim, o tratamento será rápido.
No caso das crianças, é importante levá-las com frequência ao odontopediatra para que se acostumem com os procedimentos odontológicos. Desse modo, perdem o medo do dentista e mantêm bons hábitos de saúde bucal, inclusive na vida adulta.
Agora, você já sabe quando ir ao dentista e, desse modo, ficar livre de problemas bucais. Crie esse compromisso e vá às consultas regularmente. A única precaução é escolher uma clínica de referência com profissionais de confiança, assim o paciente se sente mais seguro, pois sabe que realizará um atendimento de qualidade.
Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida em relação ao check-up odontológico? Se precisar de algum esclarecimento, deixe seu comentário abaixo que, em breve, responderemos!