Já não é segredo para ninguém: os brasileiros estão tendo noites de sono cada vez piores. Dados recentes levantados pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia (SBNC) aponta que 45% dos brasileiros dormem mal, 32% demoram muito tempo para iniciar o sono e 52% das pessoas acordam muito cansadas.
Os agentes responsáveis por esse decaimento da qualidade do descanso são diversos, mas um dos principais vilões é o distúrbio do sono que tem comprometido muito mais que a hora de dormir.
As consequências em seu organismo de um acúmulo de noites mal dormidas são alarmantes e por isso é necessário compreender a importância de um especialista do sono e se aliar a ele.
Para saber quais profissionais tratam ronco e apneia e voltar a ter noites revigorantes, é só continuar lendo este artigo.
Quem são os especialistas do sono?
A Medicina do Sono é uma especialidade multidisciplinar que contempla diversos profissionais como os dentistas, neurologistas, pediatras, pneumologistas, psiquiatras, otorrinolaringologistas, cardiologistas, endocrinologistas, e muito mais.
No que diz respeito a odontologia do sono, é uma especialidade relativamente nova, mas que tem conquistado cada vez mais grande espaço no tratamento desses distúrbios.
Saiba quais profissionais tratam ronco e apneia
Aqui você encontra algumas das principais especialidades médicas que desempenham papeis fundamentais no tratamento do ronco e apneia do sono.
-
Clínico geral
Às vezes o profissional tomará medidas para diagnosticar e trata-lo. Em outros casos e frequentemente, você receberá um encaminhamento para um especialista mais adequado.
O melhor especialista em sono varia de acordo com o que está causando o ronco e apneia.
-
Otorrinolaringologistas
Esses profissionais se especializam em doenças que envolvem as estruturas internas da cabeça e do rosto e ajudam principalmente quando suas vias aéreas são estreitas.
-
Profissionais de saúde mental
Às vezes, apenas a mudança comportamental pode resolver ou mesmo ajudar no tratamento do ronco e apneia.
Perder peso, não consumir bebidas alcoólicas próximo da hora de dormir, deitar de lado e parar de fumar podem ajudar a manter as vias aéreas abertas.
Especialistas em saúde comportamental ajudam a criar um plano para modificar esses fatores e ter uma boa noite de descanso e podem ajudá-lo a gerenciar os efeitos do mau sono nas condições mentais, incluindo depressão, ansiedade e transtorno bipolar.
-
Dentistas
Como já mencionado anteriormente, a odontologia do sono tem oferecido muitos tratamentos apropriados para combater o ronco e apneia.
Alguns dentistas têm treinamento especial no tratamento de distúrbios respiratórios relacionados ao sono.
Eles podem ajudar ajustando você com um dispositivo dentário especial que mova sua mandíbula para frente, facilitando a respiração.
-
Cirurgiões
Se o ronco e apneia não responderem a tratamentos como perda de peso, aparelhos respiratórios ou aparelhos dentários, talvez você precise de cirurgia (que também varia de acordo com o que está causando tais distúrbios).
Com tantas alternativas de tratamento para o ronco e apneia do sono, agora só não vai ter uma ótima noite de sono quem não quiser.