Embora seja culturalmente aceito como algo natural a ponto de gerar tantas piadas, é preciso saber que em hipótese alguma o ronco é normal.
Quando acontece, quer dizer que seu corpo está emitindo um sinal (bem barulhento!) de que o ar está enfrentando dificuldades para passar na via aérea.
Esse indicativo estrondoso pode ser um preditor muito sério de que alguma outra coisa está acontecendo silenciosamente, uma vez que o ronco sinaliza que algo está errado com a maneira como respiramos enquanto dormimos.
Entender porque as pessoas roncam te ajudará a detectar sinais que podem ser indicativos de que algo sério pode acontecer e assim preveni-los ou mesmo combate-los.
Diversos fatores podem provocar o ronco
O ronco é causado por uma via aérea parcialmente fechada (nariz e garganta) que se torna muito estreita para o ar circular suficientemente até os pulmões.
Quando percebido, é importante entender sua origem. Há situações em que o ronco pode ser revertido por meio de estímulos naturais e mudanças de hábitos.
Essas cinco causas comuns podem explicar porque as pessoas roncam. Com base nisso você pode fazer algo a respeito para transformar sua conturbada noite de sono em momentos agradáveis de descanso.
-
Condições do nariz e da garganta
Congestionamento nas vias aéreas superiores provocado por resfriados, alergias ou mudanças climáticas drásticas podem ser grandes percursores do ronco. Além disso, o desvio de septo, pólipos nasais e amígdalas aumentadas também podem provocar noites incomodas e barulhentas.
-
Estilo e qualidade do sono
Em muitos casos, dormir de barriga para cima pode potencializar o ronco em virtude da retração da língua que provoca um estreitamento da passagem de ar, podendo aumentar a vibração dos tecidos da faringe. A privação do sono – que muitas vezes é provocada pelo próprio ronco – também pode fazer roncar.
-
Consumo de álcool
Se você costuma beber especialmente próximo da hora de dormir, deveria repensar esse hábito, uma vez que o álcool é um forte relaxante muscular e uma das razões porque as pessoas roncam. Medicamentos também podem relaxar o tônus dos músculos do pescoço.
-
O hábito de fumar
Estudos apontam que quem fuma têm essa interrupção da respiração com mais frequência porque a fumaça que inalam irrita os tecidos do nariz e da garganta, causando inchaço que atrapalha ainda mais o fluxo de ar.
-
Excesso de peso
Excesso de peso pode ser um fator de risco para vários problemas de saúde e também um grande porque as pessoas roncam. Estar acima do peso leva a um tônus muscular fraco e aumenta o tecido ao redor do pescoço e da garganta, duas causas do ruído noturno.
Como a odontologia pode ajudar no combate ao ronco
A falta de sono pode desencadear incontáveis consequências para sua saúde em geral, mas a odontologia do sono consegue tratar alguns desses distúrbios e proporcionar a qualidade de vida que você merece.
Entre em contato com o seu especialista do sono e conheça os tipos de tratamentos para o ronco ou agende conosco uma consulta.