Blog Dental Company

Odontopediatria: Com quantos anos inicia-se o acompanhamento dos dentes de uma criança?

Odontopediatria: Com quantos anos inicia-se o acompanhamento dos dentes de uma criança?

Os pais muitas vezes não têm certeza de qual é o momento certo para começar a levar uma criança ao dentista. Será necessário esperar até que todos os seus dentes tenham nascido?

A odontopediatria (que equivale a pediatria da odontologia) afirma que não.

Há muitas coisas nas quais podemos começar a trabalhar desde muito antes, incluindo o desenvolvimento de hábitos saudáveis por parte dos cuidadores e da própria criança.

Acompanhe a seguir as principais etapas desse acompanhamento odontológico.

  • Odontopediatria na gestação

Tudo começa em nosso consultório, quando a criança ainda nem nasceu e você já pode dar início aos cuidados de sua saúde bucal.

Acredite: nunca é cedo demais para pensar nos dentes de um bebê. O odontopediatra é um importante aliado na formação dos dentinhos ainda durante a gravidez.

Esse profissional está apto a dar as orientações necessárias para uma alimentação balanceada e saudável que ajudará a formar a dentição.

Embora os dentes não sejam visíveis no momento do nascimento, eles já existem sob as gengivas e começam a se formar por volta da sexta semana de gestação. Uma vez que estão em desenvolvimento, carecem de determinados nutrientes para crescer adequadamente.

  • Odontopediatria para recém-nascidos

Como você já sabe, a dentição decídua (também conhecida como “dentes de leite”) já existe mesmo quando ela não deu o ar das graças. Por isso, é importante compreender a necessidade de cuidados, mesmo que os dentes ainda não sejam permanentes.

Apesar de temporários, são muito importantes e influenciam diretamente no desenvolvimento da fala, mastigação e oclusão.

Em uma primeira visita do bebê junto ao odontopediatra, o especialista dará as orientações necessárias para higienização da gengiva da criança até que ela esteja pronta para retornar.

  • Odontopediatria e os primeiros dentinhos

Esse checkup é recomendado quando os dentinhos aparecem. Bebês geralmente nascem com 20 dentes de leite sob a gengiva que começam a aparecer por volta dos 6 meses de idade.

A partir daí, deve se tornar um hábito limpá-los diariamente. É importante saber que o leite materno também pode causar cárie e por isso os cuidados e observação devem ser constantes.

O controle e atenção aos dentes de leite e visitas constantes ao odontopediatra pode também prevenir problemas ortodônticos futuros.

  • Dentição de leite completa! A odontopediatria ainda é necessária?

Por volta dos 3 anos idade a arcada dentária da criança já está completa e até começando a dar espaço para que os permanentes apareçam.

Muitos hábitos como a técnica correta para escovação dos dentes são desenvolvidos no início da vida e por isso é importante acostumar as crianças à importância dos cuidados com a saúde bucal.

A partir daí já se espera visitas mais assíduas com intervalos de, em média, 6 meses. Esse tempo pode sofrer variações de acordo com o prognóstico de cada um.

É importante não adiar o acompanhamento preventivo. Independente de qual fase esteja sua criança, você pode entrar agora em contato com o nosso consultório e agendar uma consulta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Categorias

Agende sua Consulta

O mais moderno tratamento odontológico de Santo Amaro

Siga-nos

Publicações Relacionadas

Estética Dental

Lentes de Contato Dental

Lentes de Contato Dental Quais são os benefícios das lentes de contato dental na Dental Company Brasil? Lentes de contato dental e seus benefícios são

Leia Mais >>