Muitos pais ficam em dúvida se é preciso dar atenção especial aos dentes de leite, afinal eles vão cair e outros vão nascer no local. Saiba que é fundamental cuidar da saúde bucal das crianças para evitar o surgimento de cáries e outros problemas que podem comprometer a dentição permanente.
Quer entender melhor como garantir a saúde dos dentes de leite? Confira nosso post e conheça 4 cuidados para que a criança tenha sempre um sorriso bonito!
1. Ter uma higiene adequada
O primeiro ponto é incentivar as crianças a sempre escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, mas, como os pequenos podem ser mais descuidados com essa questão, é recomendado que um adulto faça a supervisão.
A dica é tornar o momento divertido. Fique com a criança em frente a um espelho, ajude-a a colocar a pasta na escova e ensine a ela como fazer movimentos suaves e circulares em todos os dentinhos.
É preciso atenção com a quantidade de creme dental com flúor. Para crianças de até 3 anos, o recomendado é utilizar o equivalente a um grão de arroz cru, ou seja, é bem pouco mesmo. Para os maiores, que já sabem cuspir, o ideal é uma quantidade equivalente a uma ervilha crua.
Na dúvida, não hesite em pedir orientação ao odontopediatra, que pode recomendar a pasta mais adequada para o seu filho.
Acostume também a criança a passar o fio dental. Assim, ela consegue retirar os restos de alimentos de todos os cantinhos da boca, evitando cáries e gengivite.
2. Escolher os produtos corretos
Na hora de comprar os produtos de limpeza bucal, escolha aqueles desenvolvidos especialmente para o público infantil. Em farmácias e supermercados, você encontra escovas com personagens, cremes dentais coloridos e até fio dental com sabor agradável. Tudo isso vai incentivá-lo a manter bons hábitos de saúde bucal.
A escova deve ter a cabeça pequena e cerdas macias, já o creme dental deve ser adequado para a idade da criança.
3. Evitar açúcar em excesso
Não é novidade para ninguém que as crianças adoram doces. Saiba que não é preciso proibir o consumo desses alimentos, mas é necessário evitar os exageros. Você pode propor que os doces fiquem liberados aos sábados e domingos, por exemplo — mas sem exageros!
E por que toda essa preocupação? Porque o açúcar é o grande vilão das cáries, que começa silenciosa, mas avança por toda a estrutura dentária, caso não seja tratada.
O açúcar não está presente somente em doces, como bolachas, balas e chocolates. O ingrediente aparece em muitos produtos industrializados, como os sucos de caixinha, que passam a imagem de que são naturais.
Então, para prevenir a cárie nos dentes de leite, incentive seu filho a adotar uma alimentação mais saudável, com frutas, legumes e verduras, e reforce a higienização bucal.
4. Visitar o dentista regularmente
Por fim, tenha o hábito de levar os pequenos a cada 6 meses ao odontopediatra. Assim, eles vão se acostumando com as consultas e, caso haja qualquer problema, certamente estará em um estágio inicial.
O especialista cria uma situação bastante lúdica com a criança e consegue fazer a avaliação completa, além de acompanhar o desenvolvimento da dentição.
Viu só como é fácil manter os dentes de leite saudáveis? Fique atento a qualquer alteração ou queixa da criança e sempre procure o dentista em caso de dúvidas.
Vai levar seu filho ao odontopediatra? Então veja com quantos anos é preciso iniciar esse acompanhamento!