Para algumas pessoas, ter os dentes da frente separados é um verdadeiro charme. Prova disso é que a característica é comum entre algumas personalidades famosas, como Madonna e Brigitte Bardot.
Por outro lado, alguns pacientes ficam profundamente desconfortáveis com a situação e sentem-se inseguros com a estética do sorriso. Independentemente do caso, vale destacar que, de um modo geral, ter os dentes separados não representa nenhum tipo de problema de saúde.
Ainda assim, poucas pessoas entendem o que causa essa separação e como resolvê-la. Se você quer se informar sobre o tema, então, está no lugar certo. Leia este artigo e fique por dentro! Vamos juntos mais uma vez?
Afinal de contas, o que causa a separação dos dentes?
O diastema central é o nome formal para a condição de quem tem os dentes da frente separados. Ele pode acontecer em qualquer parte da arcada dentária e, como você deve imaginar, as causas para essa situação podem ser bem variadas.
A principal delas é uma desproporcionalidade entre o tamanho dos maxilares e o tamanho dos dentes, ou seja, uma questão genética. Caso os dentes sejam muito pequenos em um maxilar grande (ou, ainda, a combinação dos dois fatores), é bem provável que a separação aconteça.
Outra causa comum é a ausência de nascimento de alguns dentes. Como essa situação acaba promovendo um espaço maior na boca, pode acabar ocasionando um afastamento. Para finalizar as principais razões, não poderíamos deixar de citar a presença do freio labial, tendo em vista que ela pode acabar por favorecer o espaço entre os dentes.
Para fechar, lembre-se de que existem também causas menos comuns, como um distanciamento depois do uso de aparelho, pressão da língua por alguns hábitos, doenças dentárias e até sucção exagerada do dedo na infância.
Como resolver o problema?
De um modo geral, a separação dos dentes não precisa de tratamento (a não ser que represente problemas de fala ou deformidades da arcada dentária). Ainda assim, existem alternativas que podem ser usadas para resolver o situação, caso o paciente queira.
Uso do aparelho ortodôntico
O aparelho ortodôntico é a primeira conduta para quem quer tratar os dentes da frente separados. Nada mais natural, já que a prática traz resultados consistentes e rápidos. Essa técnica alinha e corrige os dentes, fechando os espaços entre eles ou prepara os dentes para a reabilitação com próteses ou aumento no tamanho dos dentes .
Utilização de próteses fixas
As próteses fixas também podem ser verdadeiras aliadas nesse caso. As alternativas podem ser variadas, indo desde as coroas até as famosas lentes de contato dentais. Elas são instaladas de forma cada vez mais prática e fácil (e trazem consigo uma solução mais imediata).
Preenchimento com resina
Quando os espaços são pequenos, um preenchimento com resina composta costuma ser mais que o suficiente para resolver a questão.
Implante dentário
Por outro lado, caso exista um espaço muito grande, pode ser o caso de avaliar a possibilidade de colocar um implante dentário.
Quem pode tratar a situação?
O dentista é, sem sombra de dúvidas, a melhor pessoa para tratar a separação dos dentes. Para conquistar os resultados que você espera, procure um profissional capacitado e com os conhecimentos necessários para solucionar problemas desse tipo.
Uma dica importante é considerar as tecnologias utilizadas na clínica e/ou consultório. Pesquise por um local que esteja atento às novidades de mercado e desfrute das facilidades que isso pode trazer!
Depois de entender um pouco melhor como resolver a situação de quem tem (e se incomoda com) os dentes da frente separados, esteja atento para as possibilidades que compartilhamos aqui. Converse com o seu dentista sobre a melhor alternativa para o seu caso e lembre-se de que ele conta com toda expertise para ajudá-lo nesse momento!
Se você gostou do nosso material e quer continuar acompanhando os outros conteúdos que temos produzido, então, assine a nossa newsletter agora mesmo. Essa é uma forma de receber tudo na sua caixa de entrada. Nós nos encontramos por lá.