Se você deseja saber como funciona o tratamento de canal — também chamado de endodôntico —, veio ao lugar certo. Cáries profundas, trincas ou fraturas nos dentes permitem a penetração de resíduos de alimentos e bactérias em seu interior, o que pode infeccionar a polpa dentária.
No passado, a dentição comprometida era extraída. Hoje, existe esse procedimento para evitar extrações desnecessárias e garantir a estética do sorriso das pessoas.
Vamos entender um pouco mais sobre o tratamento de canal? Então, continue lendo este artigo!
Quais são os procedimentos antes do tratamento?
Sabe aquela dor aguda e constante no dente? É um forte indício de que ele está infeccionado e terá que passar por um tratamento de canal. Se você estiver com esse sintoma, visite um consultório odontológico para ser examinado.
Durante a consulta, o dentista tira uma radiografia da dentição afetada. Comprovada a necessidade do canal, ele remove toda a cárie e faz um curativo. Depois, outras consultas serão marcadas para fazer o tratamento em partes.
Caso o local esteja inflamado, será receitado um anti-inflamatório antes de iniciar o canal.
Como funciona o tratamento de canal?
Em geral, a operação é feita por etapas, mas na maioria dos casos podem ser feitas no mesmo dia. Abaixo, confira o passo a passo dessa intervenção dentária.
Retirando a polpa
A polpa é onde ficam as terminações nervosas, os vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo. É nela que a infecção se aloja.
Antes de tudo, o dentista tira um novo raio-X para verificar a área que precisa ser tratada. Em seguida, o paciente recebe anestesia local.
O procedimento é feito com um instrumento chamado lima, que serve para intervir no espaço pulpar, esvaziando e alargando os canais do dente.
Tratando os canais
Depois, é feita a limpeza do dente. Ele será desinfetado para abrigar o cimento odontológico. Esse é o processo mais longo do canal, pois seu interior precisa ficar totalmente limpo.
Restaurando o dente
Ao longo das primeiras etapas, serão colocados curativos temporários, para manter o dente vedado. Somente após a desinfecção, é que será aplicada uma resina restauradora e/ou uma coroa.
Como funciona a recuperação?
Já nas primeiras consultas, as dores agudas são eliminadas. Com o curativo, é preciso tomar muito cuidado, pois mastigar alimentos muito duros pode removê-lo. Caso isso ocorra, recomenda-se seguir para uma emergência dentária, para evitar novas bactérias.
Por fim, após finalizar o tratamento, o paciente já pode recuperar sua mordida de forma gradativa, em poucos dias. Vale mencionar que a cirurgia de canal deixará o dente sem qualquer sensibilidade.
Como escolher uma boa clínica para fazer o tratamento?
Escolher um estabelecimento com instalações e dispositivos apropriados é essencial. Para isso, você precisa buscar informações e considerar algumas variáveis.
Veja, a seguir, algumas recomendações que podem ajudá-lo a encontrar uma boa clínica para cuidar do seu sorriso:
- higiene: o ambiente deve ser totalmente higienizado, desde a recepção até o interior do consultório. Observe as condições referentes à esterilização do material cirúrgico e à utilização de máscara, gorro, luvas e agulhas descartáveis;
- espaço físico: as instalações da clínica devem contar com espaço suficiente para que os profissionais consigam exercer suas funções com comodidade e segurança, o que reflete na qualidade do atendimento. Além disso, os equipamentos precisam estar em perfeitas condições de uso;
- legalidade: veja se o estabelecimento tem um responsável técnico, se contém um alvará sanitário, entre outros requisitos legais de funcionamento;
- profissionais qualificados: certifique-se de ser atendido por dentistas capacitados, registrados no Conselho Regional de Odontologia e com a especialização pertinente ao tratamento que você pretende buscar;
- trato: avalie a forma como o dentista trata seus funcionários e pacientes. Considere também a atenção dada às suas perguntas. Se ele for prestativo, pode ter certeza de que fará um atendimento de qualidade.
E então, aprendeu como funciona o tratamento de canal? Esperamos que sim. Agora, basta procurar uma clínica que seja comprometida com a saúde bucal das pessoas. Aproveite essa oportunidade e conheça a Villa Odontologia. Nela, você vai encontrar um catálogo robusto de tratamentos odontológicos e procedimentos estéticos. Venha conferir!