Pensar em dormir te deixa de cabelo em pé?
Por mais estranho que isso possa parecer, essa é a realidade diária para milhões de brasileiros que enfrentam problemas na hora de dormir – e acordar também.
Saiba como a apneia pode prejudicar seu dia-a-dia.
O que é a apneia obstrutiva do sono?
A apneia pode fazer com que você pare de respirar uma ou várias vezes durante o sono, uma vez que ela bloqueia a respiração por alguns instantes.
Principais tipos de apneia do sono:
- Apneia obstrutiva do sono (AOS): é o tipo mais diagnosticado e ocorre quando há uma obstrução nas vias aéreas que causa paradas respiratórias;
- Apneia central do sono (ACS): ocorre quando o cérebro não consegue enviar os sinais corretos para os músculos que controlam sua respiração.
Consequências da apneia obstrutiva do sono
- Você não vai dormir muito bem à noite
Um dos sintomas mais latentes da apneia do sono é o sono agitado e, muitas vezes, interrompido não apenas pelas paradas respiratórias como também por respirações sufocantes que podem ou não o acordar, mas ainda assim comprometem seu descanso.
- Você pode ficar muito fadigado e sonolento durante o dia
Se você acorda frequentemente durante o sono devido às paradas respiratórias provocadas pela apneia obstrutiva, a qualidade do seu sono é reduzida drasticamente.
Você sente os efeitos pela manhã como a falta de energia para realizar até mesmo tarefas simples do cotidiano.
- Você pode prejudicar o sono e o dia-a-dia do seu parceiro
Os roncos altos e o sono inquieto causados pela apneia não afeta somente a quem sofre do distúrbio, mas também a quem está ao lado ou no mesmo cômodo – comprometendo também sua qualidade de vida.
- O seu rendimento estudantil pode ser comprometido
Quando você fica sem dormir, o sono e o cansaço afeta sua concentração, provocando lapsos na atenção e até problemas de memória.
Imagina precisar realizar uma prova desse jeito?
- O rendimento da sua vida profissional também pode ser afetado
Quando você está cansado a sua mente não trabalha a todo vapor e você pode ter bloqueios de informações importantes, dificuldade em prestar a atenção e cometer erros que não cometeria se estivesse descansado.
- As chances de se envolver em um acidente são maiores
A privação de sono pode ser desastrosa no trânsito, em casa, no ambiente de trabalho ou em qualquer lugar, uma vez que o sono pode afetar até mesmo os seus reflexos, tornando suas reações mais lentas.
- Mau humor, irritabilidade ou depressão
Há pesquisas que relacionem também a apneia do sono com a depressão, uma vez que existe uma correlação entre sono, humor, falta de sono e depressão.
Tratando a apneia obstrutiva do sono
Compreender os efeitos da apneia em seu dia-a-dia pode te ajudar a identificar se você está sofrendo desse distúrbio do sono.
Apneia tem tratamento e não deve ser deixada para depois.
Tome as rédeas da sua qualidade de vida e contate um especialista do sono para averiguar esses sintomas percebidos.