A maioria das pessoas já entendeu a importância de usar o fio dental. Esse cuidado representa uma prática importantíssima para quem quer manter a higienização bucal em dia, tendo em vista que ajuda a remover as sujeiras que ficam acumuladas entre os dentes.
Além disso, essa é uma ótima forma de atuar na remoção da placa bacteriana, pois o fio limpa regiões que a escova de dente não atinge. Ainda assim, é comum encontrar muitos indivíduos com um dilema comum: “o ideal é utilizar o fio dental antes ou depois da escovação?”.
Se você também tem essa dúvida, então, está no lugar certo! Continue a leitura e tenha a resposta dessa e de outras questões!
Qual a importância do fio dental?
O uso do fio dental traz resultados incríveis. Como adiantamos, ele ajuda a limpar espaços e regiões que muitas pessoas não conseguem enxergar. Por essas e outras razões, é um verdadeiro aliado para quem quer ficar livre das doenças gengivais, de cáries e de outros problemas bucais.
Além de ajudar na retirada dos restos de alimentos, essa prática também remove a placa bacteriana e o biofilme dental. Convenhamos que são ganhos muito significativos, não é mesmo?
Afinal de contas, o ideal é passar o fio dental antes ou depois da escovação?
Segundo alguns especialistas, o mais recomendado é que o cuidado aconteça antes da escovação. Essa é uma ótima forma de começar a higienizar a região e, em seguida, usar a escova para complementar os resultados da limpeza.
A escolha do momento certo pode, sim, trazer resultados ainda mais eficientes, mas é bom ter em mente que o importante mesmo é adotar o uso do fio dental com regularidade. A prática deve fazer parte da rotina dos pacientes e ser adotada ao menos uma vez ao dia (preferencialmente antes de dormir).
Como usá-lo de maneira correta?
Além de saber se é melhor usar o fio dental antes ou depois da escovação, outra dúvida comum tem relação com a forma correta de usá-lo. O mais recomendado é que o fio/fita tenha o máximo de contato com as superfícies possível. Seu uso deve se assemelhar ao de uma flanela que passa pelo sapato.
Muitos dentistas nunca deram esse tipo de instrução para seus pacientes, então, veja um passo a passo simples para a utilização:
- separe, mais ou menos, 40 centímetros de fio;
- enrole as pontas ao redor do dedo do meio;
- introduza o fio no espaço entre os dentes, sempre utilizando os dedos indicadores e polegares de apoio;
- passe o fio em cada dente, tentando abraçá-lo em forma de C (como adiantamos acima). O ideal é pressionar de um lado e do outro;
- passe o fio na base do dente também, para, assim, remover as impurezas que ficam na região;
- dê preferência para usar uma parte nova do fio a cada nova região que for limpar. Essa é uma forma de não passar as bactérias de um dente para o outro.
É importante destacar que o fio também deve entrar na gengiva. Isso tudo deve ser feito com muito cuidado para não machucar a região, mas tem um papel importantíssimo quando o assunto é higienização. Isso porque existe um espaço entre a gengiva e o dente que representa um verdadeiro paraíso para muitas bactérias.
Depois de ler este post e entender se é melhor passar o fio dental antes ou depois da escovação, lembre-se de adotar esse cuidado com frequência. Ainda mais importante que passar o fio no momento certo é adotar essa prática em sua rotina!
Para continuar se informando sobre os cuidados bucais, aproveite e leia nosso artigo sobre as causas do mau hálito bucal e saiba como combatê-lo!