Mesmo dormindo um número ideal de horas todas as noites, você ainda acorda cansado e sem energia? Saiba que pode estar com problemas de saúde. Uma situação muito comum e que atinge grande parte da população é a apneia do sono. Frequentemente confundida com um simples ronco, na verdade, é uma condição que precisa e deve ser tratada com o auxílio de um profissional, como o dentista.
Alguém já comentou sobre o seu ronco ou você conhece alguém que tenha esse problema? Continue a leitura para entender mais sobre as consequências da apneia do sono para a saúde.
O que é a apneia do sono?
Apesar do nome diferente, a apneia é um distúrbio do sono. Ou seja, uma condição crônica, na qual a pessoa para de respirar por alguns segundos quando está dormindo.
O efeito é como se cada uma dessas vezes em que a pessoa para de respirar, ela fosse acordada e voltasse a dormir. E é exatamente por isso que um dos sinais que podem ajudar a identificar o problema é o cansaço excessivo.
Mas por que a apneia acontece? Existem várias razões para se desenvolver o problema, mas, na maioria dos casos, a principal é alguma obstrução no sistema respiratório. Essa obstrução, no entanto, pode ocorrer devido a diversos fatores, como estresse, má alimentação, aumento do peso e idade.
Quais os sinais da condição?
Existem vários sinais que nos ajudam a identificar a apneia do sono. Por isso, vale a pena ficar ligado se você tem mais de um destes:
- ronco;
- fadiga;
- sensação de ter dormido pouco mesmo depois de muitas horas na cama;
- boca seca ao acordar;
- dificuldade de concentração;
- mal humor.
Quais as consequências da apneia do sono para a saúde?
Pelos sinais da condição, deu para entender que, muito além do incômodo ronco, a apneia do sono pode trazer consequências para a saúde. Confira as 3 principais:
1. Fadiga
Tem coisa pior do que acordar com sono, com aquela sensação de que não descansou nada? Essa é uma das consequências da apneia do sono.
Todos nós precisamos relaxar e dormir profundamente por um período mínimo de horas todos os dias. Quando você tem apneia, dificilmente consegue entrar na fase profunda do sono e, por isso, a sensação de não ter dormido nada é real.
2. Déficit de atenção
Outra consequência da apneia que pode prejudicar sua rotina e, até mesmo, sua vida: quando não descansamos um número suficiente de horas, o cérebro também não descansa e, por isso, não consegue processar as informações com a clareza necessária.
3. Problemas de relacionamento
Um ponto delicado, mas que é uma forte consequência da apneia do sono. O distúrbio pode levar a problemas de relacionamento. O fato é que ninguém quer dormir ao lado de alguém que ronca. É incômodo e acaba atrapalhando o parceiro que tem boa qualidade de sono.
4. Riscos à saúde
Por último, as consequências mais graves da apneia do sono são os riscos que ela pode oferecer à saúde. Com a falta de oxigenação dos tecidos durante o sono, a frequência cardíaca aumenta, o que pode desencadear um aumento da pressão arterial.
Essa hipertensão pode resultar ainda em problemas mais graves como infarto do miocárdio e avc.
Como você pôde perceber, as consequências da apneia do sono podem gerar muito incômodo, desgaste no seu dia a dia e até problemas de saúde mais sérios. Assim, se você perceber alguns dos sintomas que citamos ou se alguém comentar que você ronca muito, procure um profissional para ajudá-lo a resolver o problema. Muitas vezes, a solução pode ser simples e o seu dentista pode orientá-lo e ajudá-lo no processo.
Agora que você já sabe sobre as consequências da apneia do sono para a saúde, que tal curtir a nossa página no Facebook para receber ainda mais dicas como essas?